Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 02/05/2012 Hora: 14:05:00
Origem e Fundação
Webline Sistemas

AGUDOS: ORIGEM E FUNDAÇÃO

Agudos teve a sua origem em 33 hectares e 88 ares de terra doados pelo Sr. Faustino Ribeiro. Oficialmente a história registra como fundador o coronel Delfino Alexandrino de Oliveira Machado, proprietário da Companhia Rural São João, porque o coronel Delfino e o capitão Benedito Otoni de Almeida Cardia foram os responsáveis pelo progresso de São Paulo de Agudos. Estes dois agricultores agudenses conseguiram a 02 de agosto de 1897 pela lei 514 a criação de um distrito de paz e no ano seguinte, a 27 de julho de 1898, pela lei 543, a sua elevação a categoria de município.

 

PASSADO A LIMPO

Em 1862, com o desmembramento da freguesia de Lençóis Paulista da cidade de Botucatu, o juiz Joaquim de Oliveira Lima incluiu agudos nesta freguesia para que os moradores aptos pudessem votar.

Não menos de dez votantes foram qualificados, todos eles com renda de pelo menos duzentos mil réis. Eram eles: Custódio de Oliveira Nogueira, 60 anos; David Manoel Lopes, 40; Joaquim Antônio da Silva, 28; José Theodoro Botelho, 23; Justino de Faria Moraes, 45; Justino Custódio de Alcântara, 31; Generoso Machado Correa, 32; Theodoro Baptista de Carvalho, 50; Lourenço Antônio de Siqueira, 52 e Matheus Luiz Ferreira, 53.

Já em 1868, o numero de votantes de Agudos se elevara a dezessete.

Com o surgimento desse novo “quarteirão”, como se dizia naquela época, eleitores que anteriormente eram qualificados em Bauru vieram para cá. Foi o caso de Lourenço Antônio de Siqueira, João Joaquim Pereira e de Justino Custódio de Almeida. Dessa maneira, os três foram os primeiros votantes registrados de Agudos.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro